15/05/2019
OAB-PB participa da programação em alusão ao Dia Nacional de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes

A Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), através da presidente da Comissão, Michelli Ferrari, participou, na manhã dessa segunda-feira (13), no auditório do Paço Municipal, da abertura da programação alusiva ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é comemorado no dia 18 de maio e, na ocasião, serão desenvolvidas várias ações de conscientização e sensibilização da população em geral sobre o tema em pontos estratégicos da cidade até o dia 23 deste mês. A programação foi desenvolvida para chamar a atenção para o grande índice de casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o Brasil.

De acordo com Michelli Ferrari, a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB-PB realizará um calendário de ações em parceria com a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente.

“A comissão realizará palestras para adolescentes e servidores da saúde, entrevistas na TV e nas Rádios locais, produção de cartilha informativa, além da participação das ações da Secretaria de Desenvolvimento Social”, afirmou.

Ela ainda disse que a parceira com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) só contribui de forma positiva no enfretamento às violências contra as crianças e os adolescentes. “Nossa comissão trabalha com a rede de proteção da criança e do adolescente.”

De acordo com o secretário do Sedes, Diego Tavares, “a prefeitura antecipou a data e deu o pontapé inicial para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

“Nós chamamos todos os parceiros importantes nessa luta. Temos representação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Ministério Público (MPPB), dos Conselhos Tutelares, entre outros, além de todos os nossos coordenadores e diretores para atuarem nesse enfretamento. Teremos uma programação cheia, com várias ações de conscientização e sensibilização da população sobre o tema. Estamos no século XXI e ainda precisamos fazer mobilizações como esta, o que não deveria mais ser necessário”, explicou.

Diego Tavares ressaltou que as ações de enfrentamento à violência sexual contra criança e adolescente são extremamente importantes, e que é preciso que haja uma conscientização da população do dever de denunciar qualquer caso de violência praticada contra uma criança ou adolescente.

“Através da promoção de ações educativas trabalhando os conceitos dos tipos de violência, as portas de entrada das denúncias, os disques e o fluxo de atendimento que existe atualmente conseguiremos efetivar o trabalho de conscientização", explicou.

Já para a conselheira do Conselho Tutelar do Bairro do Cristo, Anielle Ribeiro de Moraes, a iniciativa da Prefeitura é de grande importância e tem grande poder de mobilizar a sociedade em geral.

“O trabalho de combate à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes tem que ser desenvolvido todos os dias, porém, foi instituído o 18 de maio para que sensibilizássemos toda a sociedade, já que este deve ser um dever de toda a população e um direito das crianças e adolescentes. O lançamento da prefeitura do Disque 156, também foi um importante canal para denúncia das vitímas.”

• Arrai da OAB-PB 2019
    Arraiá da OAB-PB 2019
  • Balano da gesto 2016/2018
    Balanço da gestão 2016/2018